por Janice Brito de Senna
Foi com muita alegria que recebi o convite para ser autora colaboradora da Casa do Criar.
Me perguntei primeiramente, que espaço é este?
O que eu faço aqui neste espaço?
Seria um espaço que dialoga com a saúde mental, que é a minha área de atuação?
De imediato vieram respostas afirmativas para as perguntas acima, pois se este é um lugar em que podemos compartilhar conhecimentos, habilidades e ideias e que ainda proporciona conexões e expressão de diferentes sujeitos, é lugar de saúde mental.
É, além de tudo isto, um lugar de verdadeiro “respiro”, neste momento em que o mundo está tão padronizado pelo digital. Nunca os assuntos, fatos e ideias foram tão compartilhados de uma forma massificada, tornando a expressão de nossa individualidade cada vez mais restrita.
É muito importante para nossa saúde mental que possamos nos expressar de maneira livre. Somos diversos e deveríamos poder expressar nossas habilidades e pensamentos além de trocar com outras pessoas diversas, pois é na troca que aprendemos e crescemos.
Nesta troca também desenvolvemos a nossa flexibilidade cognitiva, que é a capacidade de mudar o pensamento, capacidade de se adaptar a novas situações, informações e demandas. Esta é uma competência fundamental para a solução de problemas, inovação, tomada de decisão e adaptação ao cotidiano.
Nos torna mais eficazes para enfrentar as adversidades e mais tolerantes com opiniões diferentes. É desafiar o nosso próprio modo de pensar e agir.
Seria muito importante que estas habilidades fossem desenvolvidas desde a infância, para que tenhamos indivíduos pensantes, resilientes, criativos e que consigam dialogar de forma ampla e saudável.
E, para isto, se faz necessário um ambiente acolhedor e motivador como este espaço da Casa do Criar.
Então, saúde mental não passa só por oferecer acesso a tratamentos especializados, mas também por evitar o adoecimento que a massificação da expressão do humano intensificado pela tecnologia proporciona.
Devemos evitar a diluição da individualidade e incentivar expressões que podem ser únicas e profundamente pessoais, evitando a homogeneização de gostos, interesses e comportamentos.
Vamos valorizar expressões culturais distintas, para desenvolvermos nossa capacidade crítica e transformadora.
Vida longa, criativa e próspera a CASA DO CRIAR, que a cada movimento seja um lugar de troca, crescimento, acolhimento e expressão única da diversidade do ser humano e, que seus colaboradores, autores, leitores e criadores se sintam em CASA!
Janice Brito de Senna é Psicóloga Clínica.
Contato: (51) 998489040
E-mail: [email protected]
